31 de Outubro, 2016 - 11:10 ( Brasília )

Fragata “Independência” regressa ao RJ após integrar a UNIFIL


A Fragata “Independência” (F44) regressou ao Rio de Janeiro após oito meses e 22 dias de viagem, tendo integrado a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), que conta com a presença de outros seis navios de guerra de diferentes nacionalidades (um da Turquia, um da Alemanha, um da Grécia, um da Indonésia e dois de Bangladesh).

Compete à FTM-UNIFIL impedir a entrada, em território libanês, de armas ilegais e contrabandos, além de prestar apoio para o desenvolvimento da Marinha do Líbano, no que tange o treinamento de seu pessoal, a fim de torná-la capaz de controlar suas águas territoriais no futuro.

A “Independência” deixou o porto do Rio de Janeiro em 31 de janeiro de 2016, para assumir a condição de navio capitânia da FTM-UNIFIL, tendo substituído a Corveta Barroso em 15 de março. Durante a travessia de ida, aportou em Natal (RN), Praia (Cabo Verde), Las Palmas (ESP) e Toulon (FRA) antes de chegar ao destino final. No seu regresso atracou nos portos da Túnis (TUN), de Lisboa (POR), Las Palmas (ESP) e Salvador (BA).