Marinha pede reforço da população na busca por piloto e caça desaparecidos

Gustavo Garcia


A Marinha do Brasil realiza um trabalho de conscientização com a população costeira como reforço na busca pelo piloto e o caça AF-1 Skyhawk, que desapareceram durante um treinamento na costa de Saquarema, Região dos Lagos, na terça-feira (26).

O órgão pede que as pessoas entrem em contato diante de qualquer indício do militar ou da aeronave. As equipes atuam em Saquarema, Cabo Frio e Arraial do Cabo, já que "as características do mar do local do acidente sofrem grande influência das fortes correntes características da região", como explica a Marinha.

O órgão afirma que é possível apontar a localização exata do impacto do caça com a água nas imediações de Saquarema através do relato de moradores e do outro piloto envolvido no acidente. De acordo com a Marinha, duas aeronaves realizavam o treinamento e uma retornou para a base em segurança. A aeronave que caiu no mar perdeu o contato com o radar de controle aéreo quando entrou em contato com a água. A identidade do piloto que está desaparecido não foi revelada.

Piloto pode não ter ejetado

Um Inquérito Policial Militar foi aberto no dia seguinte ao acidente, quarta-feira (27), para apurar as causas do choque entre dois caças no ar. Questionada sobre possíveis falhas no localizador ou na ejeção do banco do piloto, a Marinha disse apenas que "até o presente momento, não há como afirmar nada em relação ao acidente". "As investigações estão em curso e tem por objetivo apurar os fatos relacionados ao caso", completou o órgão em nota enviada nesta terça-feira (2).

Velocidade da aeronave não pode ser calculada

Segundo a Marinha, o AF-1 Skyhawk que desapareceu após se chocar com outro caça pode atingir uma velocidade de Mach.95 (95% velocidade do som), ou seja, mais de mil km/h. Mas, de acordo com o órgão, não é possível precisar a velocidade que a aeronave estava quando atingiu a água.

Navio-sonda

O navio-sonda de Pesquisa Hidroceanográfico "Vital de Oliveira", da Marinha do Brasil, atua próximo à costa de Saquarema desde a quarta-feira (27) junto com outras embarcações.

Helicópteros estão sobrevoando o mar para tentar encontrar vestígios do caça. Agentes dos bombeiros fazem varreduras na areia com quadriciclos. O navio tem 78 metros de comprimento, possui cinco laboratórios e tem capacidade para 130 pessoas.

Entre os equipamentos estão ecobatímetros multifeixe, perfilador de velocidade do som e sonar de varredura lateral. A embarcação pode ser operada remotamente.

Artigos relacionados:

Localizador de caça que sumiu após acidente não emitiu sinais, diz Marinha [Link]

Marinha segue sem pistas sobre piloto e caça que desapareceram no RJ [Link]

Seguem buscas por piloto de caça da Marinha que ejetou no mar do RJ [Link]

Caça da Marinha cai no mar do RJ; piloto ejeta e aguarda resgate à deriva [Link]

AF/1A Skyhawk – Programa de Modernização das Aeronaves [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter