23 de Junho, 2016 - 10:10 ( Brasília )

Grupo-Tarefa encerra a primeira fase da Operação “Tropicalex 2016”


Durante a primeira fase da Operação “Tropicalex 2016”, realizada no período de 6 a 13 de junho, os navios e aeronaves incorporadas ao Grupo-Tarefa 706.1 executaram exercícios de leap frog, light line, transferência de carga leve, manobras táticas, tiro antiaéreo sobre granada iluminativa, trânsito sob ameaça aérea, controle de avarias, dentre outros.

Nos exercícios de controle de área marítima móvel, o Comando da 1a Divisão da Esquadra empregou, de forma pioneira, os sistemas disponibilizados pelo Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo, o software Computer Assisted Maritime Threat Evaluation System (CAMTES), ferramenta de hierarquização de ameaças com base em informações de inteligência, e o módulo off-line do Sistema de Controle do Tráfego Marítimo.

A experiência adquirida no emprego dessas ferramentas terá grande importância para o cumprimento da missão do Grupo-Tarefa Marítimo nos Jogos Olímpicos Rio-2016.

Durante a estadia no porto de Salvador (BA), nos dias 11 e 12 de junho, cerca de 3.600 pessoas visitaram os navios da Esquadra. Também foram recepcionados, a bordo da Fragata “Constituição”, o Comandante do 2o Distrito Naval, Vice-Almirante Claudio Portugal de Viveiros, acompanhado de personalidades soteropolitanas, que percorreram as principais instalações de bordo, onde assistiram apresentações relativas à operação e ao funcionamento do navio.