23 de Março, 2016 - 11:15 ( Brasília )

Navio Doca Multipropósito “Bahia” inicia viagem da França para o Brasil


Adquirido da França pela Marinha do Brasil no final do ano passado, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” iniciou, na tarde do dia 21, sua jornada com destino ao Brasil. A primeira cidade brasileira a receber o navio será Salvador (BA), onde ocorrerá uma cerimônia de apresentação oficial do NDM.

Após meses de intensas atividades na França, entre recebimento, manutenções, provas de mar e adestramentos, o NDM “Bahia” faz a travessia do Oceano Atlântico, trazendo em sua doca embarcações de Desembarque de Carga Geral e de Desembarque de Veículos e Material.

A comissão entre os continentes dará à tripulação a oportunidade de realizar novos adestramentos com o navio em operação, o que resultará em maior aprestamento e prontidão.

O NDM “Bahia” foi incorporado à Esquadra brasileira no dia 10 de março, em Toulon, na França. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Airton Teixeira Pinho Filho, e contou com a presença do Embaixador do Brasil em Paris, Paulo Cesar de Oliveira Campos, dentre outras autoridades.

Operação Anfíbia no mar da França

O Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” realizou sua primeira Operação Anfíbia, no dia 19 de março, na área marítima de Toulon, na França, com o alagamento de sua doca, recebendo uma Embarcação de Desembarque de Carga Geral e duas Embarcações de Desembarque de Veículos e Material.

A docagem das embarcações foi concluída na primeira investida e sem contratempos. O sucesso da operação pode ser atribuído ao planejamento e aos intensos adestramentos prévios.