12 de Março, 2016 - 10:35 ( Brasília )

Cerimônia de batismo do NDM “Bahia” é realizada na França




No dia 10 de março, ocorreu a cerimônia de batismo, mostra de armamento e transferência para o setor operativo do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, em Toulon, na França. Presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Airton Teixeira Pinho Filho, o evento contou com a presença do Embaixador do Brasil em Paris, Paulo Cesar de Oliveira Campos, dentre outras autoridades.

Por ocasião da solenidade, o NDM “Bahia” foi batizado pela senhora Silvia Helena Mandelli Manso Pinho. O navio é tripulado por 32 Oficiais e 265 Praças, possui comprimento total de 168 metros, boca (largura) máxima de 23,5 metros e deslocamento carregado de 12.037 toneladas. O primeiro navio multipropósito da Marinha do Brasil tem raio de ação de 13.404 MN e autonomia de 46 dias, chegando a atingir a velocidade máxima de 21 nós.

 

O navio, já incorporado à Armada, realizará experiência de máquinas no período de 11 a 14 de março, e deverá seguir para o Porto de Salvador, com previsão de chegada em 3 de abril. Sua missão envolve uma gama de tarefas que vão desde apoiar operações anfíbias e prover facilidades de comando, controle, comunicações e inteligência para Força Naval até realizar operações benignas de assistência humanitária e em casos de desastres naturais, contribuindo para o cumprimento das tarefas básicas do Poder Naval.