12 de Fevereiro, 2016 - 11:30 ( Brasília )

NPaOc “Amazonas” realiza PASSEX com Marinha Sul Africana


O Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas” (NPaOc) realizou operação naval com a Fragata "SPIOENKOP", da Marinha da África do Sul, durante a travessia entre a Cidade do Cabo na África do Sul e Vishakhapatnam na Índia. A PASSEX ocorreu em 30 de janeiro, no Oceano Índico, em consequência da viagem do “Amazonas” com destino a Índia, para participar das comissões International Fleet Review 2016 e IBSAMAR V.

Na oportunidade, foram conduzidos exercícios de Light-Line, Cross Deck/Vertrep (com aeronave Super Lynx sul-africana) e abordagem com oposição, este último empregando militares do Grupamento de Mergulhadores de Combate, embarcado no NPaOc.

A PASSEX é constituída de exercícios operativos entre as Marinhas envolvidas no evento para garantir que sejam capazes de se comunicarem e cooperarem em tempos de guerra ou de ajuda humanitária. Operações desse tipo possibilitam também, principalmente, a troca de experiências, o incremento da interoperabilidade e o estreitamento dos laços de amizade.

NPaOc "Apa" e o Rebocador de Alto Mar “Tridente” realizam a Comissão “REBOQUEX I”

O Navio-Patrulha Oceânico "Apa" e o Rebocador de Alto Mar (RbAM) “Tridente”, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizaram, no dia 3 de fevereiro,  o exercício “REBOQUEX I”, ao sul da Ilha Rasa, no litoral do Rio de Janeiro, com o objetivo de manter o adestramento das equipes de ambos os navios.

Durante a atividade, o “Apa” simulou um navio sem propulsão, com energia elétrica, necessitando de reboque para uma área segura. Todas as etapas do evento transcorreram de forma coordenada.

O RbAM, incorporado à Marinha do Brasil em 1987, atua em comissões de patrulha das águas jurisdicionais brasileiras, em eventos de busca e salvamento e em viagens de apoio logístico ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade.