22 de Janeiro, 2016 - 11:20 ( Brasília )

Fragata “Rademaker” realiza abastecimento de óleo nas dependências do DepCMRJ


A Fragata “Rademaker” realizou o abastecimento de óleo combustível no cais principal do Depósito de Combustíveis da Marinha no Rio de Janeiro (DepCMRJ) no dia 14 de janeiro.

Apesar do DepCMRJ operar há mais de 60 anos com inúmeras classes de navios, essa é a primeira vez que uma Fragata realiza esse tipo de operação nas dependências do depósito.

O ineditismo demonstra a capacidade que o setor de abastecimento possui para atender, integralmente, todas as classes de navios da Esquadra. A operação foi um sucesso e ocorreu com rapidez e segurança, servindo de adestramento para a tripulação.

-x-

1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução realiza pouso a bordo para o CAAVO na Fragata “Rademaker”

Foi realizada a comissão em apoio ao Estágio Operativo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) na Fragata “Rademaker”.

Embarcaram no navio duas aeronaves IH-6B (Bell Jet Ranger III) do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), para realizarem os primeiros voos de qualificação e requalificação de pouso a bordo de 21 Oficiais-Alunos do CAAVO 2014.

Durante a comissão, os Oficiais-Alunos puderam acompanhar a rotina operativa da tripulação do navio e houve a oportunidade de manter o adestramento de seis pilotos do Esquadrão HI-1, com a realização de 180 pousos a bordo em 35 horas de voo.

 

-x-

Militar do Esquadrão HS-1 se destaca em curso na United States Navy

Durante três semanas, o 2° Sargento (AV-HV) Santos Junior, do Esquadrão HS-1, participou do curso Advanced Composite Materials Repair, promovido pela United States Navy, em Oceana, na Virginia.

Para conseguir a vaga, o militar passou por um processo seletivo de língua inglesa, o mesmo que é exigido para que os pilotos do Esquadrão realizem o simulador de voo da aeronave SH-16.

Ao longo do curso, o 2° Sargento Santos Junior conquistou um ótimo aproveitamento, conseguindo expressivas notas nas três provas que realizou. Tal fato rendeu elogios da United States Navy, o que demonstrou o profissionalismo e a dedicação do militar com o HS-1 e a Marinha do Brasil.

-x-

2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral participa do Curso Especial de Salto Livre

O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) participou, durante uma semana, do Curso Especial de Salto Livre, com a aeronave UH-15 N-7107, em apoio ao Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, na cidade de Corumbá (MS). A missão contou com o apoio do Comando do 6º Distrito Naval.

Os saltos foram realizados até a altitude de 12 mil pés, totalizando 296 na modalidade livre. Além do UH-15, uma aeronave C-295, da Força Aérea Brasileira, prestou apoio ao curso possibilitando, desta forma, a adaptação inicial para o salto livre a partir de aeronave de asa fixa.

A oportunidade de operar com o Batalhão contribuiu para o aumento da capacidade operacional do Esquadrão, além de possibilitar a manutenção da doutrina de emprego da aeronave nos diversos métodos de infiltração dos militares de Operações Especiais. O nível de profissionalismo e motivação foi fundamental para o cumprimento da missão, com qualidade e segurança.