Delegação da Marinha Militar Italiana visita Força de Submarinos

A Força de Submarinos recebeu, em 16 de março, o Chefe do Departamento de Novas Construções da Diretoria dos Armamentos Navais da Marinha Militar Italiana, Contra-Almirante (EN) Salvatore Imbriani, e três oficiais. A delegação foi acompanhada pelo Diretor de Engenharia Naval, Vice-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, em evento da 5ª Reunião do Grupo de Trabalho do Acordo de Cooperação em Defesa Itália e Brasil. 
 
Após a recepção realizada pelo Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Roberto Koncke Fiuza de Oliveira, a delegação foi conduzida ao Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro Aché.

A comitiva acompanhou um adestramento no Treinador de Ataque, simulador que habilita submarinistas no ataque contra navios de superfície. Em seguida, o grupo assistiu a uma simulação de resgate e escape de um submarino sinistrado a 20 metros, no Tanque de Treinamento de Escape de Submarino. 

 

Na sequência, foram visitados o Centro Hiperbárico, o Grupamento de Mergulhadores de Combate e o Museu da Força de Submarinos. “Já tive a oportunidade de conhecer diversas marinhas que operam submarinos ao redor do mundo e uma característica inerente aos submarinistas é a união, como em uma família.

Na Força de Submarinos da Marinha do Brasil não é diferente. Aqui paira um espírito de cooperação que contagia”, revelou o Contra-Almirante (EN) Imbriani.

Marinha do Brasil participa de Seminário Brasil-França na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

A Marinha do Brasil participou, no dia 11 de março, do Seminário e Rodada de Relacionamento Industrial Brasil-França, evento promovido em uma parceria entre o Ministério da Defesa e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Especialistas e autoridades do setor avaliaram como reforçar e ampliar a parceria estratégica entre os dois países. 

As Forças Armadas (FFAA) apresentaram seus projetos estratégicos. O Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção dos Submarinos (PROSUB), Contra-Almirante (EN) Sydney dos Santos Neves, falou sobre o Programa de Desenvolvimento de Submarinos. Já o Diretor de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha, Contra-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, destacou os Projetos Estratégicos da Força Naval.
 
Empresas francesas têm desenvolvido projetos em parceria com as FFAA e a Indústria Brasileira de Defesa, inclusive com transferência de tecnologia, como o PROSUB, desenvolvido conjuntamente com a estatal francesa DCNS e o Projeto H-XBR, em parceria com a empresa Airbus Helicopters.
 
 
O Seminário contou com o Embaixador da França, Denis Pietton; o Diretor-Geral do Material da Marinha, o Almirante-de-Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão; o Diretor-Titular do Departamento da Indústria de Defesa, Jairo Cândido; o Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Defesa, Sami Hassumi; o Presidente da Associação das Indústrias Francesas Aeroespaciais, Marwan Lahoud; e o Diretor do Departamento de Catalogação do Ministério da Defesa, Vice-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter