29 de Janeiro, 2015 - 10:00 ( Brasília )

Aspirantes da Escola Naval participam de exercícios no mar durante a Operação “ASPIRANTEX-2015”


Exercício de “light-line”

No dia 26 de janeiro, durante a Operação “ASPIRANTEX-2015”, os Aspirantes da Escola Naval participaram de um exercício de postos de combate, com a simulação de um incêndio no setor de abastecimento do navio. Os Aspirantes tiveram que combater o sinistro, simular o acidente de um militar e realizar sua remoção. 
 
Em seguida, foram realizadas manobras marinheiras como o “leap frog”, que consiste no posicionamento lateral de dois navios em movimento; e o “light-line”, que é a passagem de um cabo de distância entre dois navios. 
 
Os Aspirantes tiveram a oportunidade, ainda, de estabelecer um primeiro contato, na realização de manobras táticas, que incluiu manutenção dos Navios em posição na formatura, alteração de postos e interpretação de sinais táticos e bandeiras. Essas tarefas fazem parte do preparo dos Oficiais que concorrem ao serviço nos Passadiços e nos Centros de Operações de Combate. 
 
No dia 27, os Aspirantes embarcados puderam acompanhar o exercício de transferência de carga leve, onde os navios se aproximam, navegando a uma distância de 50 metros, passam cabos e permanecem alinhados realizando a transferência de carga, que pode ser um sobressalente, com algum mantimento ou até uma pessoa.
 

Os Aspirantes da Escola Naval tiveram a oportunidade de acompanhar essas fainas marinheiras que visam, além do reabastecimento e transferência de material no mar, manter o alto nível de adestramento de toda a tripulação.

Militares do Comando do 6° Distrito Naval integram a Comissão “Aspirantex 2015”

Com previsão de realização no período de 14 de janeiro a 2 de fevereiro, a Comissão “Aspirantex 2015”, composta pelo Grupo-Tarefa 616.1, pode contar neste ano com a participação do Navio-Transporte Fluvial “Paraguassu”, com o Navio-Transporte Fluvial “Alte Leverger” e com o Aviso de Transporte de Tropa Fluvial “Piraim”, subordinados ao Comando da Flotilha de Mato Grosso.
 
No dia 16 de janeiro, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Luiz Cláudio de Almeida Baracho, Comandante do GT 616.1, recebeu o Comandante do 6°Distrito Naval, Contra-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, e 40 Aspirantes do primeiro ano da Escola Naval, em Porto Murtinho (MS). Os Aspirantes foram distribuídos pelos Navios-Transporte Fluviais para que possam acompanhar e participar dos adestramentos realizados pelas equipes operativas de cada meio, bem como obter subsídios que os ajudarão nas suas futuras escolhas de corpo.
 
 
Durante a travessia, os Aspirantes poderão acompanhar o serviço no passadiço e no Centro de Operações Ribeirinhas dos navios; participar de exercício de controle de avarias e assistir diversas palestras sobre a vida do Oficial embarcado, Carreira do Oficial do Corpo da Armada nos diferentes aperfeiçoamentos, e as peculiaridades da navegação fluvial.