01 de Julho, 2011 - 11:44 ( Brasília )

ALTUS fará automação das oito primeiras plataformas da Petrobras

Empresa brasileira ALTUS fará automação das oito primeiras plataformas da Petrobras em campos do pré-sal

Uma empresa gaúcha de médio porte do setor de tecnologia, a Altus, assinou esta semana o maior contrato de sua história, no valor de R$ 115 milhões, para o fornecimento de sistemas de automação e controle das oito primeiras plataformas da Petrobras que irão operar nos campos do pré-sal, na Bacia de Santos.

O presidente da Altus, Luiz Gerbase, destacou que a empresa é a única fabricante brasileira de produtos e tecnologia de automação para produção de óleo e gás em águas profundas. Segundo ele, isso permitiu à Altus ultrapassar os requisitos de conteúdo local exigidos pela Petrobras para as plataformas.

O percentual previsto de conteúdo local variava de 20% na primeira plataforma a 80% na oitava. A Altus, entretanto, atingiu 80% de conteúdo local na primeira plataforma, de acordo com Gerbase. "O equipamento é desenvolvido no Brasil e fabricado no país. E somos a única empresa que faz isso no Brasil hoje", disse em entrevista à Agência Brasil.

Criada há 28 anos, a Altus tem 270 funcionários. O contrato firmado com a Petrobras vai ampliar o quadro de pessoal, segundo Gerbase. "A expectativa é contratar mais 80 funcionários de alto valor agregado. São engenheiros, técnicos, pessoal que agrega valor ao produto".

O projeto prevê a automação e a instalação de sistemas integrados de controle das oito plataformas dos blocos exploratórios BMS-09 e BMS-11, na Bacia de Santos, incluindo os campos de Lula, Cernambi, Guará e Carioca. De acordo com a Altus, a integração dos sistemas permitirá a produção de 1,2 milhão de barris diários de petróleo quando as oito plataformas estiverem em operação, em 2017.

Esse sistema de automação é usado pela empresa gaúcha em outros setores, como usinas hidrelétricas. A Altus já fez automação em cerca de 15 plataformas antigas da Petrobras, na Bacia de Campos. Segundo Gerbase, o fornecimento de sistemas de automação para as novas plataformas tem um significado importante. "Elas são simbólicas por causa do pré-sal."