20 de Agosto, 2014 - 12:00 ( Brasília )

4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral apoia Curso de Operações no Pantanal


O 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral participou de mais uma etapa do Curso de Operações no Pantanal (C-Exp-OPant/2014). Foram realizados diversos circuitos de aproximação, para que os alunos treinassem os movimentos de orientação para recebimento e lançamento de aeronave.

Tal qualificação visa o balizamento imediato para o embarque e desembarque de tropas, ou até mesmo uma evacuação aeromédica (EVAM) durante as operações em qualquer tipo de terreno.

O exercício foi realizado, no dia 6 de agosto, na Área de Adestramento do Rabicho (AAR) e contribuiu para o adestramento de 28 alunos, entre eles militares do Exército Brasileiro, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e militares Paraguaios e Bolivianos.


Militares do Comando do 6º Distrito Naval realizam salvamento de homem ferido

No dia 11 de agosto, um helicóptero do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-4), subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval, efetuou o resgate de Adenilson dos Santos, 42 anos, ferido no pescoço por disparo acidental a arma de fogo. O acidente aconteceu nas proximidades da fazenda “Sans Souci”, região do Taquari, a 45 quilômetros de Ladário.

Após o socorro, uma ambulância do Hospital Naval de Ladário encaminhou a vítima ao Hospital Municipal de Corumbá (MS), onde se procedeu ao atendimento.

Em 2014, essa foi a 15ª vida salva pelas “Asas da Marinha no Pantanal”, atuando em regiões com difícil acesso a qualquer outro meio de transporte.