01 de Agosto, 2014 - 09:55 ( Brasília )

Navio-Veleiro “Cisne Branco” atraca no Porto de Natal e será aberto à visitação pública


O Navio-Veleiro “Cisne Branco” da Marinha do Brasil está atracado no porto de Natal e será aberto à visitação pública nos dias 1º e 2 de agosto, nos horários entre 14h e 17h. A entrada é gratuita.

O “Cisne Branco” estava participando do evento “Velas Latinoamérica 2014”, que foi um encontro de grandes veleiros organizado pela Marinha Argentina como uma das atividades para comemorar o bicentenário da vitória obtida no Combate Naval de Montevidéu.

Durante o primeiro semestre de 2014, navios veleiros de distintas nacionalidades, civis e militares, navegaram juntos pelos mares da América do Sul e do Caribe, enfrentando variados ventos e mares durante os 134 dias em que navegaram as águas que banham as costas da América Latina, percorrendo um total de 12.000 milhas náuticas.

Os veleiros que aceitaram este desafio tiveram a oportunidade de visitar as mais importantes cidades e portos do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, República Dominicana e México, países que abriram seus portos para recebê-los e onde milhares de pessoas puderam visitá-los.

O papel do “Cisne Branco” foi representar o Brasil neste grande encontro de veleiros. Para isso, o navio desatracou de seu porto sede, Rio de Janeiro, no dia 08 de fevereiro de 2014, em direção ao porto de Itajaí, em Santa Catarina, local onde se iniciou o evento.

Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio-Veleiro (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Características do navio
Comprimento Total: 76,0 m
Largura: 10,5 m
Altura do Mastro Grande: 46,4 m / 152,2 pés
Deslocamento: 1.038 ton
Velocidade máxima à vela: 32 km/h
Velocidade máxima a motor: 20 km/h

Mais informações
Assessoria de Comunicação Social do Comando do 3º Distrito Naval
Telefone: (84) 3216-3048
É necessário credenciamento da imprensa para acesso ao Porto de Natal