01 de Agosto, 2014 - 09:40 ( Brasília )

Aniversário de criação do Comando da Marinha


Em sua Ordem do Dia,  no dia 28 de julho passado, comemorou-se o aniversário de criação do Comando da Marinha.o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, saudou os militares de ontem e de hoje: "Na oportunidade em que se recordam alguns fatos históricos que determinaram o surgimento deste Comando, com suas complexas e multifacetadas atribuições, cabe-nos homenagear aqueles que nos antecederam e deixaram um inestimável legado de dedicação, correção e competência.

Reafirmando a convicção de que o futuro será auspicioso, expresso o meu reconhecimento a todos os militares e servidores civis, homens e mulheres, da ativa e da reserva, pelo empenho, comprometimento e significativa contribuição para a consolidação da Marinha como uma Força aprestada, honrada e respeitada".

Ao celebrar os 278 anos de criação do Comando da Marinha, seus militares e servidores civis renovam o compromisso de, com união, engenhosidade, perseverança e determinação, continuar buscando elevar a Marinha do Brasil ao patamar que se almeja legar às futuras gerações, ou seja, uma Força moderna, equilibrada e balanceada, dispondo de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais compatíveis com a inserção político-estratégica do País no cenário internacional e, em sintonia com os anseios da sociedade brasileira.

Permanentemente pronta para atuar, não só em águas azuis, litorâneas e interiores, como também sob a égide de organismos internacionais e em suporte da política externa do País, visando contribuir para a defesa da Pátria e para a salvaguarda dos interesses nacionais.

Histórico
A data remonta ao alvará promulgado no ano de 1736, pelo Rei D. João V de Portugal, que criou as Secretarias de Estado dos Negócios Interiores do Reino, da Marinha e Domínios Ultramarinos e dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.

Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Secretaria foi oficialmente estabelecida no Rio de Janeiro.

Em 1891, com o advento da República, foram estabelecidos seis ministérios, dentre eles o da Marinha.

Em 1999, após a criação do Ministério da Defesa, a designação de Ministério da Marinha foi alterada para Comando da Marinha.