24 de Julho, 2014 - 09:30 ( Brasília )

Navio-Patrulha APA estará aberto a visitas gratuitas no Porto de Vitória


Folha Vitória

O Navio-Patrulha Oceânico “APA”, da Marinha do Brasil, estará atracado no Porto de Vitória e aberto à visitação pública gratuita neste sábado (26) e domingo (27), das 14 às 17 horas.

O Navio-Patrulha “APA” foi projetado e construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. Devido à sua grande autonomia, tem a capacidade de operar com aeronave embarcada (helicóptero) e possuir duas lanchas, contribui com os demais navios da Marinha do Brasil na proteção e fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), a nossa “AMAZÔNIA AZUL®”.

A “AMAZÔNIA AZUL®” corresponde ao espaço marítimo brasileiro - Zona Econômica Exclusiva (ZEE), adicionada à Plataforma Continental (PC) e sua extensão - que, somados, atingem aproximadamente a 4,5 milhões de km² de área marítima (correspondendo a 42% da área do território nacional).

É neste “espaço marítimo”, de grande importância econômica e estratégica, que circulam 95% do comércio exterior do Brasil, localizam-se e são extraídos 88% da produção brasileira de petróleo, além da existência de riqueza pesqueira e mineral, dos recursos biotecnológicos e da pesquisa científica, entre outros.