09 de Julho, 2014 - 10:40 ( Brasília )

FTM UNIFIL - MB substitui Fragata que está em missão no Líbano


A Marinha vai substituir o navio que integra a Força Interina das Nações Unidas (ONU) no Líbano (Unifil). Entrará em operação, no mês de agosto, a Fragata Constituição no lugar da Liberal, que está em atividade desde dezembro de 2013. A previsão é que a Fragata Constituição chegue em um mês a Beirute, onde será o principal ponto de apoio de 12 navios estrangeiros na missão.

A saída da fragata está prevista para esta terça da Base Naval do Rio, com escalas em Cabedelo (PB), Las Palmas (Espanha) e Civitavecchia (Itália), segundo a Marinha. Ao chegar ao Líbano, vai compor a força interina com mais dois navios alemães, quatro de Bangladesh, dois gregos, um indonésio e dois turcos. A participação da Marinha foi aprovada pelo Congresso Nacional.

A força interina da ONU no Líbano conta com 35 países, tem cerca de 10 mil militares, policiais e servidores civis e é chefiada pelo contra-almirante brasileiro Walter Eduardo Bombarda. Foi criada há 35 anos para acompanhar a retirada de Israel daquele país, “restaurando a paz e a segurança”. Nos últimos anos, foi reconfigurada para permitir a chegada de ajuda humanitária.

A Fragata Constituição volta ao Brasil em abril de 2015.