07 de Julho, 2014 - 10:45 ( Brasília )

Renovação do Termo de Cooperação entre a DAbM e o Centro Logístico da Aeronáutica


Em 18 de junho, a Diretoria de Abastecimento da Marinha (DabM) e o Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG) celebraram a renovação do Termo de Cooperação para apoio recíproco na nacionalização de itens de suprimento para navios, aeronaves e viaturas blindadas e anfíbias, que se encontra em vigor desde 2008.

O Termo de Cooperação tem como propósito o estabelecimento de um programa de ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB), abrangendo atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, transferência de tecnologia, além de prestação de serviços tecnológicos.

Até os dias atuais, o programa foi responsável pelo processo de nacionalização de 208 itens, dos quais 93 foram concluídos e encontram-se à disposição da Marinha para aplicação nos mais diversos meios operativos. Tais processos, denominados Processos Técnicos de Nacionalização (PTN), são desenvolvidos em regime de “on the job training” em conjunto com as Divisões Técnica, de Obtenção e Certificação do CELOG.

Participaram do evento, ocorrido no CELOG, o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Liseo Zampronio; o Diretor de Abastecimento da Marinha, Vice-Almirante Hélio Mourinho Garcia Junior; o Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica, Brigadeiro-do-Ar Ricardo Cesar Mangrich; e o Diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, Capitão-de-Mar-e-Guerra (EN) Ricardo Santana Soares.