06 de Maio, 2014 - 10:20 ( Brasília )

Operação “CARIBEX-2014” - GT realiza visita operativa ao Porto de Paramaribo, no Suriname


No dia 25 de abril, o Navio-Patrulha “Bocaina”, do Comando do 4º Distrito Naval, e o Navio-Patrulha “Graúna”, do Comando do 3º Distrito Naval, chegaram à cidade de Paramaribo, no Suriname, segundo porto visitado pela comissão “CARIBEX-2014”. O Grupo-Tarefa (GT) foi recebido por uma comitiva composta de autoridades civis e militares locais.

Em 26 de abril, a comitiva da Operação “CARIBEX-2014” recebeu a visita do Embaixador do Brasil no Suriname, Marcelo Baumbach, e do Ministro da Defesa do Suriname, Lamuré Latour.  Na ocasião, foi realizada uma cerimônia com imposição da Medalha Mérito “Tamandaré” ao Ministro da Defesa do Suriname, seguida de uma demonstração de exercício de Controle de Avarias (CAV) às autoridades e militares do País que estavam presentes.

Também foram recebidos a bordo, dentre outras autoridades, os embaixadores da Argentina e da China, e os representantes das Embaixadas dos Estados Unidos, Cuba (Sub-Comandante das Forças Armadas) e Indonésia.

A “CARIBEX 2014” tem como missão realizar exercícios no mar, de caráter estritamente militar, visita operativa aos portos de Georgetown (Guiana), Paramaribo (Suriname) e Caiena (Guiana Francesa) e, por oportunidade, realizar Patrulha Naval no litoral do Oiapoque, a fim de elevar o grau de aprestamento e prontidão operativa em Fase III das unidades envolvidas, bem como contribuir para ação de presença e estreitamento de laços de amizade com os países visitados e a fiscalização do cumprimento das leis e regulamentos em vigor na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval.