Almirante Guerra assume o Comando de Operações Navais (CON) no Rio

O almirante Wilson Barbosa Guerra assumiu, nesta quarta-feira (30), o Comando de Operações Navais (CON) e a diretoria geral de Navegação da Marinha. Na cerimônia, realizada a bordo do Navio Aeródromo São Paulo, o ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou a importância da Força Naval nas missões de paz no Brasil e no exterior.

“A Marinha do Brasil segue a todo vapor. Tem sido importante em operações como a que ocorre no Líbano (Unifil), bem como na garantia da lei e da ordem (GLO) no Complexo da Maré, aqui no Rio”, afirmou o ministro.

O almirante Guerra assume um dos mais importantes postos da Marinha. Ele substitui o almirante Luiz Fernando Palmer Fonseca. O evento levou ao Arsenal de Marinha do Rio oficiais-generais também do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de autoridades civis. O comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, comandou o ato de passagem de comando.

Operação Naval

Para o evento, o Arsenal de Marinha na capital fluminense montou uma operação especial. Da entrada do local até o porta-aviões, militares foram posicionados para indicar o ponto de concentração dos convidados. Duas rampas permitiam o acesso o navio.

Fundeados na Baía de Guanabara, outras embarcações e um submarino guarneciam o espaço da cerimônia de posse, iniciado com a chegada do ministro Amorim e do comandante Moura Neto. Entre discursos e substituição das bandeiras dos almirantes Palmer e Guerra, ocorreu uma salva de 17 tiros de canhão.

Já no posto máximo do CON, o almirante Guerra assistiu ao desfile das tropas. O Comando de Operações Navais é composto pelas Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais, totalizando 275 organizações militares. O CON dispõe de 23 navios de médio porte e um de grande porte, o porta-aviões São Paulo.

Novas embarcações

Na próxima sexta-feira (2), o comandante da Marinha, almirante Moura Neto o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Carlos Augusto e o almirante Guerra recebem os navios: Navio-Transporte Fluvial “Almirante Leverger” e Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas” em cerimônia que acontecerá no 6º Distrito Naval, no município de Ladário (MS). As novas embarcações serão empregadas como transporte fluvial e na segurança do tráfego aquaviário na região.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter