30 de Abril, 2014 - 11:00 ( Brasília )

Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém realiza adestramento de Equipes de Operações Ribeirinhas


No período de 6 a 11 de abril, foi realizado, pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém (GptFNBe), o Adestramento de Equipes de Operações Ribeirinhas (Adest-Eqp-OpRib). O objetivo da atividade foi atender ao Programa Geral de Adestramentos (PGAD) do Comando do 4°Distrito Naval.

Dentre as ações desenvolvidas, durante as instruções na localidade de Terra Alta (PA), estão: adestramento de pequenas frações até o nível Pelotão, navegação terrestre, liderança, natação utilitária, conduta individual, além de armamento e patrulha ribeirinha.

Um fator relevante, neste tipo de adestramento, foi à inclusão de instruções de Ações de Garantia da lei e da Ordem (GLO) e Operações de Controle de Distúrbios (OCD), visando o provável emprego operacional da tropa em apoio a Copa do Mundo FIFA 2014.

Ao final do adestramento, os “Guardiões do Portal da Amazônia” estão aptos a compor um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav), a fim de realizar operações ribeirinhas em defesa da Amazônia Oriental, operações terrestres de caráter naval em defesa da “Amazônia Azul”, bem como, apoio ao evento esportivo mundial.