Marinha do Brasil tem novo secretário de CT&I

Com a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim, a Marinha deu posse ao novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. O novo secretário, almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos substitui o almirante Wilson Barbosa Guerra que, no fim deste mês, ocupará o posto de comandante de Operações Navais (COM), no Rio de Janeiro. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (23), no edifício-sede do Comando da Marinha, na Esplanada dos Ministérios.

Antes de assumir a CT&I, o almirante Sergio dos Santos atuou na Secretaria de Produtos de Defesa, do Ministério da Defesa. Em seu primeiro pronunciamento, o novo secretário afirmou que assumia o cargo “preparado e motivado” para os desafios que terá pela frente. Segundo destacou que “o futuro de nossa instituição passa obrigatoriamente pelos institutos de ciência e tecnologia”.

Criada pela Portaria nº 115/MB. Em 2008, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação tem sob sua subordinação
o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) e o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

Como órgão central executivo do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SCTMB), a secretaria é diretamente subordinada ao Estado-Maior da Armadas (EMA). Ela exerce o planejamento, a orientação, a coordenação e o controle das atividades de CT&I da Marinha.

A criação da secretaria decorre da revisão da estrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Marinha e da redefinição das atribuições de seus integrantes, a fim de aprimorar a gestão dos recursos (humanos, de material e financeiros) destinados às atividades específicas de CT&I a partir de 2008.

A cerimônia de posse contou com a participação do comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, do secretario executivo do Ministério da Defesa, Ari Matos, além de oficiais generais e demais autoridades militares e civis.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter