19 de Abril, 2014 - 13:50 ( Brasília )

FTM-UNIFIL - Aeronave “Super Lynx” realiza adestramento de “Helocasting” com Mergulhadores de Combate


No dia 8 de abril, os militares integrantes do Destacamento de Mergulhadores de Combate (DstMeC) e do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) do Esquadrão HA-1, na Fragata “Liberal” - Navio-Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), realizaram adestramento de “Helocasting” na Área Marítima de Operações, mostrando a completa interação e capacidade operativa dos Destacamentos.

O adestramento, em questão, marca mais uma demonstração de profissionalismo e comprometimento dos militares da Marinha do Brasil.

Essa foi a primeira vez que o procedimento foi realizado a partir de uma aeronave AH-11A “Super Lynx”.

O “Helocasting” é um método de infiltração em que militares são lançados em meio líquido a partir de um helicóptero, em movimento. Tal procedimento requer perícia por parte dos pilotos da aeronave, pois o lançamento é realizado a baixa altitude e velocidade, 10 pés e 10 nós, respectivamente.


Mergulhadores de Combate afundam objeto no Mar Mediterrâneo
 

No dia 9 de abril, durante o patrulhamento da Fragata “Liberal” - Navio-Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), na área marítima de operações, foi identificado um objeto flutuante que representava perigo à navegação. Nessas circunstâncias, o procedimento operacional padrão é o afundamento imediato de tal objeto por não saber, com exatidão, se são ou não nocivos.

A Fragata “Liberal” realiza patrulhamento constante cumprindo a Resolução 1701, do Conselho de Segurança da ONU que transfere, gradativamente, para a Marinha Libanesa as suas tarefas institucionais relacionadas ao exercício dos interesses daquele País no mar.

Como integrante da tripulação, um Destacamento de Abordagem (DA), composto por nove militares do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC), realiza ações que contribuem para as Operações de Interdição Marítima no Mar Mediterrâneo e treinamento da Marinha Libanesa.
 

Fragata “Liberal” recebe visita do Vice-Chefe do Estado-Maior do Ministério da Defesa da Irlanda

O Comandante da FTM-UNIFIL, Contra-Almirante Walter Eduardo Bombarda, recebeu, em 9 de abril, a bordo da Fragata “Liberal” – Navio-Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), a visita do Vice-Chefe do Estado-Maior do Ministério da Defesa da Irlanda, Contra-Almirante Mark Mellett e do Comandante do Contingente Irlandês na UNIFIL, Tenente-Coronel Ray York, do Exército da Irlanda.

Na oportunidade, foi possível apresentá-los o trabalho realizado na área marítima de operações, bem como colocá-los a par dos assuntos mais atuais da FTM. Houve ainda, uma visita guiada à Fragata “Liberal”, bem como o deslocamento da comitiva visitante no trajeto para à cidade de Naqoura, onde fica o Quartel-General da UNIFIL.       

O Contra-Almirante Mellett, anteriormente Comandante da Marinha, foi promovido recentemente ao posto de Vice-Almirante na Irlanda, fato raro na Marinha daquele país. Desde a época da Guerra de Independência da Argentina, onde o Almirante William Brown, irlandês, foi nomeado comandante-em-chefe da frota argentina, que a Irlanda não fazia um Vice-Almirante.