04 de Abril, 2014 - 10:29 ( Brasília )

Diretoria de Hidrografia e Navegação organiza a “OCEATLAN X”


No período de 24 a 26 de março, foi realizada a 10ª Reunião da Aliança Regional para a Oceanografia no Atlântico Sudoeste Superior e Tropical (OCEATLAN X), em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação do Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior; e do Diretor do Servicio de Hidrografía Naval (SHN) da Argentina, Contra-Almirante Andrés Roque Di Vincenzo; atual presidente da OCEATLAN. O Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Contra-Almirante Oscar Moreira da Silva Filho, também esteve presente na cerimônia de abertura.
 
A Aliança, criada sob a égide da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), é liderada pelos Serviços Hidrográficos da Argentina, do Brasil e do Uruguai e dependem deles para o desenvolvimento e a operacionalização de suas atividades. Sua criação foi mediante a assinatura de uma Carta de Intenções, em 15 de março de 2005, e formalmente reconhecida pela COI durante a sua XXIV Assembleia, realizada em Paris em 2007. Além dos Serviços Hidrográficos, outras 13 instituições de pesquisa dos países que compõem a OCEATLAN participam de suas atividades na região. A área de interesse da Aliança Regional se estende entre os paralelos de 20?N e 42?S.
 
Nessa Reunião, pela primeira vez, houve a participação de um Representante da Dirección de Hidrografía y Navegación da República do Paraguai, o Capitán de Corbeta Oscar Luis Noguera Ferreira.
 
Na abertura do evento, o Vice-Almirante Pontes Lima salientou a relevância do mar para os países parceiros na Aliança Regional, bem como os interesses gerados nos assuntos relacionados ao mar para as demais nações. Foram apresentados, ainda, diversos trabalhos técnicos e científicos e foram revistas as atividades em andamento, visando a continuidade do planejamento e implementação de um sistema oceanográfico operacional na área de interesse da Aliança.