20 de Março, 2014 - 12:02 ( Brasília )

UH-15 “Super Cougar” realiza evacuação aeromédica de tripulante de navio mercante chinês


No dia 17 de março, o Navio Mercante (NM) “GH Power” emitiu um pedido de socorro à Marinha do Brasil. Um de seus tripulantes teve uma emergência médica com risco de óbito. Para resgatá-lo, o Serviço de Salvamento Marítimo (SALVAMAR) Sueste, sediado no Rio de Janeiro, realizou evacuação aeromédica (EVAM), com um helicóptero UH-15 “Super Cougar”.
 
O tripulante estava com suspeita de síndrome “Guillain-Barré”, um tipo de paralisia muscular cujo agravamento pode levar a óbito. A aeronave do 2º Esquadrão de Emprego Geral (EsqdHU-2), foi deslocado de São Pedro da Aldeia (RJ) para Vitória (ES) e, na tarde do dia 18, resgatou o tripulante no momento em que o NM localizava-se a 150 milhas náuticas (277 km) do litoral brasileiro, exatamente o limite de afastamento de terra da aeronave.
 
A tripulação da aeronave incluiu uma equipe médica e outra de mergulhadores. Em face das dimensões do navio, foi possível o pouso nas tampas dos porões para o resgate do enfermo, o que normalmente seria feito utilizando o guincho de salvamento do helicóptero.
 
A aeronave decolou com destino a Vitória onde, uma hora e vinte minutos mais tarde, transferiu o paciente para a equipe médica de uma UTI móvel. A operação de socorro foi decisiva para salvar a vida do tripulante e possibilitou a rápida evolução do seu quadro clínico.