19 de Fevereiro, 2014 - 09:57 ( Brasília )

Navios da Operação “ASPIRANTEX 2014” atracam em Montevidéu


Nos dias 26 e 27 de janeiro, os Navios de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” e “Garcia D’Avila”, e a Fragata “Greenhalgh”, participantes da Operação “ASPIRANTEX 2014”, atracaram no Porto de Montevidéu, no Uruguai, onde permaneceram abertos à visitação pública.
 
No dia anterior à chegada em Montevidéu, 11 Aspirantes tiveram a oportunidade de voar num helicóptero UH-13 “Esquilo”, durante o exercício “FOTEX”. Além dos Navios do Grupo-Tarefa (GT) brasileiro, A Fragata “Comandante Pedro Campbell”, da Armada Uruguaia, também participou desse evento.
 
Ainda no Porto de Montevidéu, foi realizada a cerimônia de reincorporação da aeronave uruguaia UH-12 (071 - classe AS-355 “Esquilo”), que teve sua manutenção geral realizada na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia. Durante o período de reparos, três pilotos e cinco mecânicos de voo uruguaios foram qualificados no Brasil.
 
Participaram da cerimônia o Embaixador da República Federativa do Brasil no Uruguai, João Carlos de Souza-Gomes; o Comandante de Operações Navais, Alte Esq Luiz Fernando Palmer Fonseca; o Comandante-em-Chefe da Esquadra, V Alte Sergio Roberto Fernandes dos Santos; e o Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais, V Alte (RM1) Marcelio Carmo de Castro Pereira.
 
A Corveta “Barroso”, que também integrava o GT brasileiro, atracou em Mar del Plata, na Argentina.