10 de Fevereiro, 2014 - 10:07 ( Brasília )

Operação “ASPIRANTEX/2014” inicia 3ª fase


Em 27 de janeiro, começou a 3ª fase da Operação “ASPIRANTEX/2014”, na área marítima entre Montevidéu (Uruguai) e as cidades de Itajaí, São Francisco do Sul (SC) e Paranaguá (PR).
 
No dia 28, os Aspirantes, embarcados no Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” e na Fragata “Greenhalgh”, acompanharam a realização do exercício de transferência de carga leve. Nesse exercício, os navios se aproximam, navegando a uma distância de, aproximadamente, 50 metros, passam cabos e permanecem alinhados, realizando a transferência da carga, que pode ser um sobressalente, algum mantimento ou, até mesmo, uma pessoa. Nesse exercício, objetos e/ou pessoas são transladados de um navio ao outro.
 
Na manhã do dia 29, o Navio-Tanque “Marajó” realizou reabastecimentos dos navios-escoltas da Operação “ASPIRANTEX/2014”. Foram reabastecidas a Fragata “Greenhalgh” e a Corveta “Barroso”.
 
Os Aspirantes acompanharam, atentos, as fainas marinheiras que visam a manter os militares dos meios navais sempre adestrados.