21 de Janeiro, 2014 - 10:54 ( Brasília )

Marinha inicia a 4ª fase da Operação “ADEREX II/SEMANA DA MARINHA”


Em 10 de dezembro de 2013, foi iniciada a 4ª fase da Operação “ADEREX II/SEMANA DA MARINHA”, compreendendo a área marítima entre Rio Grande (RS) e Paranaguá (PR).
 
Unidades participantes de um Grupo-Tarefa (GT) desatracaram do porto de Rio Grande, realizando um exercício de ameaça assimétrica, durante o qual, foram utilizadas três embarcações da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, sendo uma como figurativo inimigo e as outras em proteção aos navios do GT. Além das embarcações, o exercício contou com a participação de uma aeronave do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, do Comando do 5º Distrito Naval. 
 
As ameaças assimétricas são uma realidade e, em razão disso, a Marinha do Brasil (MB) tem intensificado esse tipo de treinamento, que consiste em simular o ataque de uma força oponente, não institucionalizada, aos meios de um GT, a fim de aperfeiçoar os procedimentos. 
 
No período de estadia no porto de Rio Grande, os navios do Grupo-Tarefa foram visitados por 758 pessoas, com destaque para trinta alunos do Colégio Militar de Santa Maria, que acompanharam atentos as informações prestadas pelos militares sobre armamento, aeronaves e fainas marinheiras. 
 
Durante a visita, os alunos puderam, ainda, conhecer características e peculiaridades da vida a bordo de um navio da MB. 
 
Os navios do Grupo-Tarefa atracaram, também, nos portos de Itajaí (SC), São Francisco do Sul (SC) e Paranaguá (PR), em 12 de dezembro de 2013, onde iniciaram mais uma fase de porto da Operação.