10 de Junho, 2011 - 10:40 ( Brasília )

Marinha - 11 de Junho - Mensagem Presidencial

Mensagem da Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião da comemoração do Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, e da imposição da Comenda da Ordem do Mérito Naval.

BRASÍLIA, DF.
Em 11 de junho de 2011

Assunto: Mensagem da Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião da comemoração do Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, e da imposição da Comenda da Ordem do Mérito Naval.

A Batalha Naval do Riachuelo, em 11 de junho de 1865, foi um evento decisivo na Guerra da Tríplice Aliança e o ponto culminante da ação então protagonizada pela Marinha do Brasil.

Reverenciar, neste dia, a Data Magna dessa Arma é enaltecer as qualidades mais nobres do povo brasileiro.

As lições heróicas do passado servem de inspiração para a execução, no presente, das muitas responsabilidades da nossa Marinha.

A defesa da Pátria; a segurança do tráfego aquaviário; o patrulhamento do oceano e dos quarenta mil quilômetros de calhas fluviais navegáveis; a salvaguarda da vida de pessoas; e a prevenção da poluição encontram sustentação na atitude profissional e desprendida dos homens e mulheres que servem nessa Instituição exemplar.

Destaco, nesse contexto, a importância da assistência médico-hospitalar prestada pelos “Navios da Esperança,” que levam apoio de saúde a populações carentes das regiões norte e centro-oeste.

A presença constante da Marinha em nossas águas jurisdicionais, na “Amazônia Azul” e nos rios da Bacia Amazônica e do Pantanal, é garantia da segurança do País e constitui motivo de particular orgulho para os brasileiros.

A decidida defesa dos interesses do Brasil é fundamental para a consolidação de nosso projeto como nação próspera, democrática e soberana. As recentes descobertas de riquezas minerais na plataforma continental impulsionam o progresso e, ao mesmo tempo, aumentam nossas responsabilidades de defesa.

Neste momento, sei que há marinheiros brasileiros patrulhando nosso mar, em cuja gigantesca área de quatro milhões e meio de quilômetros quadrados se encontram as regiões de exploração de óleo e gás, inclusive as reservas do pré-sal.

Daí a importância de a Força ser dotada de Navios-Patrulha capazes de executar essas tarefas da forma mais eficiente, atuando, em particular, na área onde se encontram nossas principais bacias petrolíferas.

Nesse mesmo contexto estratégico insere-se o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, respaldado pelo bem-sucedido Programa Nuclear da Marinha.

O desenvolvimento da capacidade nacional de superação das dificuldades tecnológicas nessa área permitirá, juntamente com a renovação e o aparelhamento da Esquadra, a constituição de um instrumento de considerável poder dissuasório.

Deve ser destacada também a participação dos marinheiros e fuzileiros navais brasileiros em missões de paz e humanitárias, sob a égide da ONU e da OEA. Essa valiosa contribuição da Marinha corrobora o compromisso brasileiro de tornar o mundo cada vez mais pacífico.

Nesta oportunidade, na qualidade de Grã-Mestra da Ordem do Mérito Naval, tenho a grata satisfação de cumprimentar as Senhoras e os Senhores agraciados com essa alta condecoração.

Integrantes da Marinha! Homens e mulheres, militares e civis que se dedicam com afinco ao serviço da Força Naval! Orgulhem-se do uniforme azul e branco que envergam, com galhardia, no dia de hoje. Parabéns, Marinha do Brasil!
 

DILMA ROUSSEFF      
Presidenta da República Federativa do Brasil