26 de Dezembro, 2013 - 17:50 ( Brasília )

Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores sedia Seminário Internacional


No dia 12 de novembro, o Comando da Tropa de Reforço (ComTrRef) recebeu uma comitiva de 50 pesquisadores, participantes do IX Seminário Internacional sobre Emigração Portuguesa para o Brasil – Pontes sobre o Atlântico, evento realizado anualmente, sempre de forma intercalada em Portugal e no Brasil. Este ano foi realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus Maracanã, entre os dias 11 e 14 de novembro, sob coordenação do Laboratório de Estudos de Imigração (LABIMI).
 

O Comando da Tropa de Reforço e a UERJ possuem, desde 2012, um espaço museológico de visitação pública, denominado Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, onde foi realizado o evento. Logo na chegada, os pesquisadores conheceram o Museu a Céu Aberto – um passeio pelas construções da antiga Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores – para, em seguida, assistirem aos diversos trabalhos apresentados por renomados acadêmicos, em mesas de comunicação, promovidas no auditório do ComTrRef, seguidos de interessantes debates.


Ao estreitar suas relações com a comunidade científica, o Comando da Tropa de Reforço busca cooperar para o resgate da memória da Ilha das Flores, lugar que atualmente abriga Organizações Militares, mas onde outrora funcionou a primeira hospedaria de imigrantes do Brasil (entre 1883 e 1966), recebendo diversos imigrantes e migrantes que contribuíram para a formação do país que conhecemos hoje.