12 de Dezembro, 2013 - 21:03 ( Brasília )

Operação “ADEREX-II/Semana da Marinha” - Término da 2ª fase de exercícios


No dia 7 de dezembro, encerrou-se a 2ª fase da Operação “ADEREX-II/Semana da Marinha”, iniciada no dia 2 de dezembro. Nessa fase, foram realizados 14 exercícios que contribuíram com o aperfeiçoamento do preparo e emprego do Poder Naval, dos quais se destacam: light line, Trânsito Sob Ameaças de Superfície e Aérea/Superfície, Manobras Táticas, Tiro de Superfície Sobre Alvo Rebocado, surfex, Tiro Antiaéreo Sobre Gil, dronex, reboquex e casex C4/C2.
 
Mais uma vez o exercício casex C4/C2 foi realizado em conjunto com a aeronave de Patrulha P-3AM da Força Aérea Brasileira, que fez o lançamento de 29 sonobóias (ativas e passivas) com a função de captar, por meio de hidrofones, informações sonoras provenientes dos submarinos. As informações eram passadas para os meios de superfície, possibilitando maior preparo na defesa/ataque contra o figurativo inimigo, no caso os submarinos. O exercício se mostrou de grande importância para o incremento da interoperabilidade entre as duas Forças.
 
Os navios da Marinha tiveram a oportunidade de praticar suas habilidades antiaéreas com o uso de um avião drone (aeronave não tripulada) no exercício dronex, o qual simula uma ameaça aérea. O drone foi lançado pelo Navio de Desembarque de Carros de Combate “Garcia d’Ávila” e controlado por equipe do Centro de Apoio a Sistemas Operativos.
 
Para a fase de porto, no período de 7 a 9 de dezembro, foram realizados exercícios de sabotex e exercícios de combate e prevenção à poluição hídrica. Os navios foram abertos à visitação pública, ocasião em que os visitantes participaram do cerimonial à Bandeira.