03 de Dezembro, 2013 - 10:23 ( Brasília )

Grupo Tarefa brasileiro atraca no Porto de Montevidéu, durante a Operação “DIPLOMEX-2013”


No período de 12 a 18 de novembro, o Grupo-Tarefa (GT) 519.1, composto pelo Navio-Patrulha (NPa) “Benevente”, do Comando do 5° Distrito Naval; pelo NPa “Macaé”, do Comando do 1° Distrito Naval; e pelo NPa “Guaratuba”, do Comando do 2° Distrito Naval, realizou visita operativa ao Porto de Montevidéu, no Uruguai, durante a Operação “DIPLOMEX-2013”.
 
No dia 13 de novembro, o NPa “Macaé” recebeu a visita do Embaixador do Brasil no Uruguai, João Carlos de Souza-Gomes, acompanhado do Subsecretário da Defesa da República Oriental do Uruguai, Jorge Menéndez, que ficou impressionado com as diversas instalações do navio, em especial, com a nacionalização de sistemas e equipamentos, com destaque para o Sistema de Controle e Monitoramento de Máquinas e com o Terminal Tático Inteligente. Na ocasião, o Comandante do NPa “Macaé”, Capitão-de-Corveta Marcel Parreiras de Bragança Oneto Araújo, discorreu sobre a missão do navio, suas principais tarefas e características. Cabe ressaltar que o Programa de Reaparelhamento da Armada da República Oriental do Uruguai (AROU) prevê, prioritariamente, a aquisição de navios-patrulha, face aos novos horizontes que vão se delineando no âmbito marítimo uruguaio, materializados entre outras coisas, por plataformas de prospecção e futura exploração petrolífera e a perspectiva de extensão dos limites da plataforma continental de 200 para 350 milhas náuticas.
 
No dia 18 de novembro, os navios fundearam nas proximidades da Praça da Armada para participarem da cerimônia alusiva ao 196° aniversário da AROU. A cerimônia contou com a presença do Vice-Presidente da República Oriental do Uruguai, Danilo Astori, autoridades civis e militares, representações diplomáticas e demais convidados. Vale mencionar que os navios da Marinha do Brasil foram os únicos meios navais estrangeiros presentes, sendo tal participação ressaltada no discurso do Comandante da Marinha da AROU, Almirante-de-Esquadra Ricardo Giambruno.