08 de Novembro, 2013 - 09:00 ( Brasília )

DPC, Com1ºDN e CPRJ promovem Simpósio de Segurança do Navegador Amador no Rio de Janeiro


A Diretoria de Portos e Costas (DPC), o Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) e a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), em parceria com a empresa Brancante Seguros, realizaram, entre os dias 3 e 6 de outubro, na Escola Naval, sediada no Rio de Janeiro (RJ), a 12ª edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador.
 
Após o sucesso da edição em Brasília (DF), ocorrida no mês de agosto, foi a vez da Escola Naval receber o encontro que proporcionou a troca de experiências por meio de palestras e da prática de exercícios no mar.
 
Durante a abertura oficial do Simpósio, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, reafirmou o objetivo principal de transmitir conhecimentos de segurança aos navegadores amadores e destacou que a responsabilidade individual é fator primordial para a redução de acidentes, ao evocar o lema “Se liga, você é o Capitão!”. Além disso, ainda, ressaltou a oportunidade do incremento da mentalidade sobre a segurança do aquaviário e a disseminação das Normas da Autoridade Marítima, principalmente a NORMAM 03/DPC.
 
O Dia de Mar foi um destaque do Simpósio e contou com exercícios de atracação e desatracação, navegação com visibilidade restrita, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, utilização de coletes e balsa salva vidas, sinalização com pirotécnicos, demonstração de resgate de náufrago por aeronave e embarcação, dentre outros.
 
Nos intervalos das palestras, os participantes ainda puderam conferir exposições de projetos e tecnologias de diversas Organizações Militares e, na tarde do dia 6, foram aplicadas as provas para Amadores.