05 de Novembro, 2013 - 15:31 ( Brasília )

EGN - CAPES Homologa Programa de Pós-Graduação em ESTUDOS MARÍTIMOS

O “Mestrado Profissional em Segurança, Defesa e Estratégia Marítima”, com duração de dois anos, abrange três linhas de pesquisa. Inscrições abertas, para civis e militares, até o dia 8 de novembro

 
Em 16 de julho de 2013, o Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior (CTC), órgão máximo de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES - MEC), homologou a criação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos – PPGEM, em nível de Mestrado Profissional (“stricto sensu”) a ser ministrado na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro. O novo curso passa a integrar o Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG, a ser regularmente acompanhado e avaliado por aquela Coordenação, sendo o primeiro curso da área e todo o território nacional.
 
Os Estudos Marítimos conformam um campo acadêmico interdisciplinar, que abrange as relações políticas e sociais do homem com os espaços marítimos e as águas interiores. O Programa se estrutura em torno da área de concentração “Segurança, Defesa e Estratégia Marítima”, contando com três Linhas de Pesquisa: I – Política e Estratégia Marítimas; II – Regulação do uso do mar e Cenarização; e III – Ciência, Tecnologia & Inovação e Poder Marítimo.
 
O PPGEM terá duração de dois anos letivos, sendo aberto a civis e militares. O edital do processo seletivo, divulgado em 30 de setembro, prevê o período de inscrições até 08 de novembro. Disponível em: http://www.egn.mar.mil.br/posgrad/ppgem.

O ano letivo do novo programa terá início em 2014, ano do centenário da EGN.  
 
SERVIÇO:
 
Escola de Guerra Naval (EGN)
End: Avenina Pasteur, n° 480 – Urca. Rio de Janeiro/RJ
 
Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos
Mestrado Profissional em Segurança, Defesa e Estratégia Marítima
Inscrições abertas até o dia 8 de novembro
Para mais informações, acesse o site http://www.egn.mar.mil.br/posgrad/ppgem
 
Coordenação do PPGEM:
(21) 2546-9105 ou (21) 2546-9325 – Comandante Beirão
E-mail: ppgem@egn.mar.mil.br