29 de Outubro, 2013 - 21:10 ( Brasília )

Dia Marítimo Mundial 2013, celebrado no CIAGA, aborda o desenvolvimento sustentável


A cerimônia militar do Dia Marítimo Mundial foi realizada no dia 26 de setembro, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro.  Com o tema “Desenvolvimento Sustentável: A contribuição para além da Rio + 20”, atribuído pela Organização Marítima Internacional (IMO). O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, de membros do Almirantado, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, além de outras autoridades militares e representantes de empresas e sindicatos do setor.
 
Na mensagem do Secretário-Geral da IMO, Koji Sekimizu, apresentada pelo Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Capitão de Longo Curso (CLC) Álvaro José de Almeida Júnior, o lançamento das Metas de Desenvolvimento Sustentável foi destacado como um dos principais resultados da última edição da Conferência Rio + 20 e, por esse motivo, a escolha alinhada do tema para 2013. Ainda na mensagem, foi abordada a necessidade de garantir que o desenvolvimento do Sistema de Transporte Marítimo seja sustentável.
 
Segundo Sekimizu, “é preciso identificar as grandes áreas que precisamos priorizar para se alcançar a sustentabilidade. A segurança, a proteção do meio ambiente, a eficiência operacional e a conservação de recursos são algumas dessas áreas”.
 
A Ordem do Dia do Diretor de Portos e Costas exortou a necessidade de prestigiar os homens e mulheres que, a bordo das embarcações e navios de bandeira nacional, singrando pela Amazônia Azul, transportam vidas, riquezas e participam do imenso esforço de explorar gás e petróleo do subsolo marinho e, ainda, aqueles que, dia e noite enfrentando um ambiente nem sempre tranquilo, trazem o alimento e produtos tão importantes para a população.
 
Durante a cerimônia, houve a entrega do Distintivo de Comodoro ao CLC Luis Schmidt Felippe como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Marinha Mercante Brasileira. Além disso, o aluno do 2º ano de Náutica do CIAGA, Lucas Mattos de Siqueira Mesquita, foi premiado com um troféu pela conquista do Campeonato Mundial Júnior de Vela da Classe "SNIPE".
 
Os irmãos Lars e Torben Grael, velejadores, medalhistas olímpicos e figuras importantes para o esporte brasileiro e para a Comunidade Aquaviária, também marcaram presença.
 
“Ao promover o Dia Marítimo Mundial, a Marinha reúne aqui os apaixonados pelo mar. (...) Cabe à Marinha esse papel de catalisar todos os interesses voltados à maritimidade, ao mar e às águas interiores”, declarou Lars Grael.
 
Como tradição do evento, o Comandante da Marinha convidou os representantes da TRANSPETRO, do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima – SYNDARMA, do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – SINDMAR e do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e OFFSHORE - SINAVAL para acompanhá-lo na aposição floral ao busto de Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, Patrono da Marinha Mercante Brasileira.