25 de Outubro, 2013 - 09:55 ( Brasília )

Esquadra comemora os 71 anos de criação da Força Naval do Nordeste


No dia 08 de outubro, foi realizada a cerimônia de comemoração pelos 71 anos de criação da Força Naval do Nordeste (FNNE), na Base Naval do Rio de Janeiro.
 
O evento foi presidido pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, e contou com a presença dos ex-Ministros da Marinha, Almirante-de-Esquadra (Ref°)  Alfredo Karam e Almirante-de-Esquadra (Ref°) Mauro César Rodrigues Pereira; do ex-Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra (Ref°) Roberto de Guimarães Carvalho; do Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos; do Presidente do Clube Naval, Vice-Almirante (FN) (Ref°) Paulo Frederico Soriano Dobbin; do Presidente do Conselho Nacional da Associação dos Veteranos do Brasil, Segundo-Tenente Melchisedech Afonso de Carvalho; dentre outras autoridades da ativa e da reserva da Marinha do Brasil.
 
Prestigiaram também, a cerimônia, veteranos oficiais e praças, ex-integrantes da FNNE e representações de alunos do Curso de Formação de Oficiais, do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk; de Aspirantes da Escola Naval; e da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha.
 
Por ocasião do início da cerimônia, foi proferida uma alocução pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Francisco Eduardo Alves de Almeida, na qual foi exortada a coragem dos nossos bravos militares.
 
O Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca e o ex-Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Alfredo Karam, realizaram uma aposição floral junto ao busto do Almirante Soares Dutra, primeiro e único Comandante da FNNE.
 
O Primeiro-Tenente (CN) Sergio Antonio da Silva, da Diretoria de Hidrografia e Navegação, fez uma oração em memória dos ex-integrantes, já falecidos, da FNNE.