05 de Outubro, 2013 - 12:58 ( Brasília )

Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário encerra o Curso Expedito de Operações no Pantanal


O Curso Expedito de Operações no Pantanal (C-Exp-OPant), conhecido como “Jacarezinho”, realizado pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, ocorreu de 5 de agosto a 3 de setembro.
 
O C-Exp-OPant visa aplicar técnicas de combate específicas para o ambiente operacional pantaneiro, propiciando ao fuzileiro naval subsistir e combater com os recursos disponíveis na natureza e atuar nos grupos, unidades e elementos-tarefa componentes de uma Força-Tarefa Ribeirinha.
 
Foram ministradas instruções de Fundamentos Básicos de Combate, Fundamentos Básicos de Operações, Operações Ribeirinhas e Patrulhas, bem como a realização de exercícios práticos no terreno com apoio de um navio do Comando da Flotilha do Mato Grosso, de aeronaves dos 2º e 4º Esquadrões de Helicópteros de Emprego Geral, nas regiões do Distrito de Albuquerque e no Pantanal da Nhecolândia (MS). Além dessas instruções, foi realizada palestra sobre drogas pela Polícia Federal e visita ao 17º Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro.
 
Neste ano, dos 54 candidatos, 41 foram matriculados e 15 militares concluíram o curso, sendo três do Exército Brasileiro e 12 Fuzileiros Navais.