02 de Outubro, 2013 - 17:26 ( Brasília )

Navio Hidroceanográfico “Cruzeiro do Sul” realiza a Comissão “PNBOIA III-PROTRINDADE V”


No período compreendido entre os dias 17 de julho e 21 de agosto de 2013, o Navio Hidroceanográfico (NHo) “Cruzeiro do Sul” realizou a Comissão “PROTRINDADE V”. A missão teve como propósito o apoio às atividades desenvolvidas no âmbito do Programa de Pesquisas Científicas da Ilha da Trindade - PROTRINDADE, na área adjacente à cadeia de montanhas submarinas Vitória-Trindade, Ilhas da Trindade e Martin Vaz, com o embarque de pesquisadores de diversas instituições de ensino.
 
A comissão também serviu ao apoio do Programa Nacional de Bóias (PNBOIA), efetuando coleta de dados meteo-oceanográficos e meteorológicos na região do Oceano Atlântico compreendida entre os Estados do Espírito Santo e Alagoas. Tal operação contempla o Plano de Coleta de Dados Oceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação, obtendo dados físico-químicos destinados à produção de informações ambientais, enriquecendo assim o Banco Nacional de Dados Oceanográficos (BNDO).
 
O navio esteve, ainda, por duas ocasiões atracado no Porto de Vitoria, entre 01 e 05 de agosto e de 16 a 19 do mesmo mês.
 
Com isso, o NHo “Cruzeiro do Sul”, alcança a marca de 500 dias de mar navegando em prol da Marinha, da Hidrografia e da comunidade cientifica brasileira.