26 de Setembro, 2013 - 11:58 ( Brasília )

SIPM realiza estágio de capacitação aberto para atendentes das OMAC da Marinha do Brasil


No dia 16 de setembro, foi realizada, no auditório da Base de Abastecimento da Marinha no Rio de Janeiro, a abertura do 1° Estágio de Capacitação e Atualização em Gestão de Pessoal Inativo e Pensionista pelo Diretor do Pessoal Militar da Marinha, Vice-Almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior.
 
O estágio promovido pelo Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha (SIPM) estendeu-se até o dia 18 de setembro, onde foram realizadas palestras e aulas práticas voltadas aos atendentes das Organizações Militares de Apoio e Contato (OMAC), que estão distribuídas por todo o território nacional. A primeira palestra teve como tema: “A Qualidade na Gestão do Pessoal Inativo e Pensionista da Marinha”, e foi proferida pelo Diretor do SIPM, Capitão-de-Mar-e-Guerra (IM) Sergio Miranda Brandão.
 
A programação do 1º Estágio de Capacitação e Atualização abrangeu temas relativos à pensão militar, em especial, de ex-combatentes; pensão civil; concessão de direitos; benefícios previstos em lei; alterações de pagamento; atendimento ao público; recadastramento; funcionamento do Sistema de Inativos e Pensionistas da Marinha; ouvidoria; assessoria jurídica; habilitação de dependente e beneficiário e sistema e-Consig.
 
O estágio, portanto, foi uma importante e inovadora oportunidade para a capacitação de pessoal nos assuntos pertinentes à gestão do pessoal inativo e pensionista da Marinha, proporcionando conhecimento e visando à padronização dos processos existentes e a troca de experiências entre os setores que trabalham com a gestão de pessoal inativo e pensionista.
 
Na abertura do 1º Estágio, houve a apresentação do Coral do Clube Naval, que entoou o Hino Nacional, a canção Fibra de Herói e um folclore brasileiro, “Verde Mar de Navegar”. O evento contou, também, com a presença do Presidente da Comissão de Promoções de Oficiais, Contra-Almirante (FN) José Henrique Salvi Elkfury, do Diretor de Gestão Orçamentária da Marinha, Contra-Almirante (IM) Jayme Teixeira Pinto Filho, do Diretor de Administração da Marinha, Contra-Almirante (IM) Hugo Cavalcante Nogueira, bem como de outras autoridades.