26 de Setembro, 2013 - 11:35 ( Brasília )

Navios-Patrulha “Bocaina” e “Pampeiro” realizam ação de presença junto às comunidades do Lago Grande do Curuai


Os Navios-Patrulha (NPa) “Bocaina” e “Pampeiro”, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN), realizaram no período de 30 de julho a 13 de agosto, ações de Patrulha Naval (PATNAV), Inspeção Naval (IN) e levantamentos operacionais no Rio Amazonas, na região do Lago Grande do Curuai - considerado o maior lago da Amazônia, localizado no Estado do Pará, distante 34 milhas, aproximadamente 60km, da cidade de Santarém.
 
Foi a primeira vez que um Navio-Patrulha da Classe “Bracuí”, que possui calado de 3,1m - um dos maiores meios da área do Comando do 4º Distrito Naval, pôde adentrar no Lago Grande do Curuai, em face das pequenas profundidades no canal de acesso.
 
O trabalho do navio somente foi possível após levantamentos hidrográficos realizados no local por um Grupo-Tarefa do ComGptPatNavN, no ano passado, que resultaram na confecção de um croqui de navegação. Aliado a isso, duas Lanchas de Ação Rápida (LAR) à frente do navio realizavam levantamentos por batimetria, para que se pudesse verificar a exequibilidade da navegação. As LAR também foram empregadas nas atividades de IN de embarcações de transporte de passageiro, de transporte geral e regional, devido a rapidez e a eficiência nas abordagens.
 
No período de 8 a 11 de agosto, o NPa “Bocaina” atracou, também pela primeira vez, no Cais Turístico de Santarém, sendo aberto à visitação pública, nos dias 9 e 10 de agosto. Na ocasião, mais de mil pessoas, entre eles estudantes e Grupo de Escoteiros, tiveram a oportunidade de conhecer as importantes atividades realizadas pela Marinha do Brasil e pelo navio, assim como, assistir a vídeos institucionais sobre “Como Ingressar na Marinha” e sobre a “Amazônia Azul”.