25 de Setembro, 2013 - 10:51 ( Brasília )

Assinatura da Diretiva Permanente da Operação “BRACOLPER”


No dia 6 de setembro, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) recebeu Comitivas das Marinhas de Guerra da Colômbia e do Peru, por ocasião da Fase III da Operação “BRACOLPER 2013”, realizada em território brasileiro.
 
Na ocasião, o Comandante-Geral de Operações da Amazônia da Marinha de Guerra do Peru, Vice-Almirante Jorge Moscoso Flores; o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira; e o Comandante da Força Naval do Sul da Marinha Colombiana, Contra-Almirante Benjamin Calle Meza; reuniram-se na Sede do Com9ºDN, em Manaus (AM), para a assinatura da Diretiva Permanente da Operação “BRACOLPER”.
 
A diretiva tem em seu cerne as diretrizes para a realização dos exercícios navais entre as três marinhas, dentre os quais se destacam: exercício de tiro, controle fluvial, desembarque ribeirinho e sinais táticos fluviais. Ela servirá como pilar para o desenvolvimento da doutrina combinada Brasil-Colômbia-Peru de interceptação e inspeção de embarcações nas calhas dos rios amazônicos.