24 de Setembro, 2013 - 12:49 ( Brasília )

Pesquisador do IEAPM recebe prêmio Petrobras de Tecnologia


O Encarregado do Grupo de Oceanografia Química e Geoquímica Ambiental do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAMP), Capitão-de-Fragata (EN) William Romão Batista, recebeu, no dia 13 de setembro, o Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi (6ª edição) por sua tese de doutorado defendida, em abril de 2012, pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema: Tecnologia de Logística e de Transporte de Petróleo, Gás e Derivados.
 
Em sua tese, sob a orientação dos Professores Dr. Cláudio Cerqueira Lopes e Dra. Rosangela Sabbatini (UFRJ), o Capitão-de-Fragata (EN) William Romão apresenta como proposta inovadora a utilização, em tintas marítimas anti-incrustantes, de um agente biocida isento de metais e sintetizado a partir de matéria-prima natural, nacional e de baixo custo, ou seja, um subproduto do refino de óleo de soja. 
 
A pesquisa do Capitão-de-Fragata (EN) William Romão já resultou em três patentes depositadas pelo IEAPM e UFRJ (duas no Brasil e uma nos Estados Unidos da América). Cabe agora formalizar parcerias com as indústrias interessadas em refinar os resultados e investir em testes adicionais necessários para se ob­ter um produto comercialmente disponível. Segundo o pesquisador, ainda será necessário a realização de uma avaliação ecotoxicológica e de persistência no meio ambiente marinho.