18 de Setembro, 2013 - 15:02 ( Brasília )

Comitiva da Marinha visita as instalações da HELIBRAS


No dia 29 de agosto, uma comitiva composta por integrantes da Diretoria de Aeronáutica da Marinha e da Força Aeronaval visitou a fábrica da HELIBRAS, em Itajubá (MG).
 
A HELIBRAS é a única fabricante brasileira de helicópteros, associada ao Grupo Eurocopter.  A empresa produz, por ano, cerca de 30 aeronaves de diversos modelos que atendem aos segmentos militar e civil.
 
Desde sua fundação, a HELIBRAS já produziu e comercializou no Brasil mais de 500 helicópteros, sendo 70% do modelo “Esquilo”, cuja denominação na Marinha do Brasil é UH-12/UH-13.
 
Na ocasião, foram realizadas apresentações sobre as atividades da fábrica e os planos da empresa, destacando-se a palestra proferida pelo Presidente da HELIBRAS, Sr. Eduardo Marson.
 
Em seguida, a comitiva conheceu as instalações da empresa, a linha de produção e a linha de montagem das aeronaves EC-725 UH-15/UH-15A “Super Cougar”, que fazem parte do Projeto H-XBR. O projeto compreende no fornecimento de 50 aeronaves para as Forças Armadas, sendo 16 para a Marinha.
 
Dentre as diversas atividades realizadas, o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, reuniu-se com o Reitor da Universidade Federal de Itajubá, Sr. Dagoberto Alves de Almeida, e com o Coordenador do Centro de Tecnologias de Helicópteros - Programa CTH, Professor Ariosto Bretanha Jorge, iniciando as primeiras reuniões para ser firmado um convênio entre a citada Instituição de Ensino e a Marinha. O futuro convênio tem o propósito de desenvolver um programa de formação de Engenheiros Aeronáuticos com ênfase em aeronaves de asa rotativa.
 
Ao final da visita, ficou evidenciado o estreito relacionamento da HELIBRAS com a Marinha, o que contribui para o aperfeiçoamento das importantes atividades da indústria aeronáutica nacional voltada para a aviação naval.