12 de Setembro, 2013 - 11:10 ( Brasília )

Cerimônia de abertura da Operação “Unitas 54/2013”


No dia 8 de setembro, em Cartagena das Índias, Colômbia, ocorreu a cerimônia de Abertura da Operação “Unitas 54/2013”, exercício multinacional, realizada, anualmente, entre as marinhas do continente americano. Este ano, o exercício conta com a participação do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos da América, Honduras, Peru, Reino Unido e República Dominicana, além da Alemanha, Belize, El Salvador, Equador, Jamaica, México e Panamá, como observadores.
 
O evento de abertura presidido pelo Ministro da Defesa da Colômbia, Sr. Juan Carlos Pinzón Bueno, foi realizado no cais na Base Naval do Caribe “ARC BOLIVAR” e contou com a participação de delegações de todos os países. Compareceram também ao evento, o Ministro da Defesa do Peru, Sr. Pedro Cateriano Bellido; o Comandante da Armada da República da Colômbia, Vice-Almirante Hernando Wills Velez; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, representando o Ministro da Defesa e o Comandante da Marinha do Brasil; o Comandante do Comando Sul dos EUA, General John Francis Kelly; o Comandante da Quarta Frota Americana e Comandante da Força-Tarefa 138, Contra-Almirante Sinclair Harris; e o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra e Comandante da Força Multinacional do Partido Azul da “Unitas”, Contra-Almirante Flávio Soares Ferreira.
 
As palavras do Ministro Pinzón foram de otimismo quanto à renovação dos meios e ao emprego da Armada da República da Colômbia e de alerta quanto às novas ameaças que assolam todas as nações. Está seguro que a Operação “Unitas” oferecerá densa oportunidade para que as Marinhas participantes incrementem o grau de interoperabilidade e reforcem, ainda mais, os laços de amizade que as unem.
 
Na Operação “Unitas 54/2013”, resultante da união das operações que teriam lugar no Atlântico e no Pacífico, serão conduzidos exercícios de guerra naval clássica e assimétrica, envolvendo proteção de plataformas, ações contra pirataria, ações contra o terrorismo e a possibilidade de o exercício poder ser jogado, tais quais os jogos de guerra, onde se desenvolvem manobras de crise e onde as habilidades dos Comandantes de Forças são testadas ao extremo.
 
No dia 9 de setembro, ao largo da costa da Colômbia, para marcar a fase de mar da “Unitas 54/2013”, os navios participantes desfilaram em continência ao Ministro Pinzón e demais autoridades convidadas.