04 de Setembro, 2013 - 09:48 ( Brasília )

Comandante do 8º Distrito realiza Simpósio de Liderança


O Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN) realizou o “Simpósio Regional de Liderança-2013”, nos dias 21 e 22 de agosto, com o objetivo de identificar e analisar mecanismos em prol da compreensão da importância do tema na área de jurisdição do Com8ºDN, bem como sua aplicação. 
 
O Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Liseo Zampronio, realizou a abertura do evento e ressaltou a importância do tema para a Marinha, focado no seu pessoal, e agradeceu a presença dos palestrantes e dos participantes. 
 
Durante o simpósio foram realizadas as seguintes palestras: “A Liderança de equipes”, proferida pelo Prof. Paulo César Silva, da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM; “Valores morais e profissionais para o exercício da liderança”, proferida pelo General-de-Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste; “A liderança pelo exemplo do líder”, proferida pelo Coronel (PM) José Maurício Weisshaupt Perez, Comandante da Academia da Polícia Militar do Barro Branco; “Liderança e a Gestão por Excelência”, proferida pelo Prof. Dr. Jorge Alexandre Onoda Pessanha, Decano da Universidade Presbiteriana Mackenzie; “A liderança como fator de sucesso profissional e sua influência na motivação”, proferida pelo Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella, escritor, filósofo e consultor; e “A crise institucional e as lideranças das Forças Armadas”, proferida pelo Prof. Dr. Acácio Vaz de Lima Filho, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
O Simpósio proporcionou aos participantes o conhecimento, o aprofundamento e o aprimoramento dos diversos enfoques abrangidos pelo conceito de liderança, os quais serão norteadores para o processo de amadurecimento profissional dos militares do Com8ºDN.
 
Participaram do evento, representações do Comando Militar do Sudeste e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (SP).