31 de Agosto, 2013 - 10:43 ( Brasília )

Fragata “Constituição” retorna do Líbano


A Fragata “Constituição” retornará ao Rio de Janeiro, no dia no dia 31 de agosto, atracando na Base Naval do Rio de Janeiro, às 10 horas, após atuação na Operação de Paz no Líbano. O Navio integrou, desde janeiro de 2013, a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

O navio suspendeu do Rio de Janeiro em 4 de dezembro de 2012, com uma tripulação, composta de 250 militares, incluindo, 210 oriundos do navio; 14 do Destacamento Aéreo Embarcado (DAE); 18 Fuzileiros Navais, do Grupo de Reação contra Ameaças Assimétricas (GRAA); e 8 Mergulhadores de Combate (DstMeC).


A Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) foi criada em 2006 de acordo com a Resolução 1.701/2006 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em atendimento à solicitação do Governo Libanês.

A UNIFIL foi estabelecida para confirmar a retirada das Forças Israelenses do sul do Líbano, devolver a paz e a segurança internacional e assistir o Governo Libanês na retomada da sua autoridade na região. Em 2006, após a 2ª Guerra do Líbano, ela teve seu mandato ampliado e foi reforçada por novos contingentes. Foi a primeira e única Missão de Paz da Organização das Nações Unidas a contar com uma Força-Tarefa Marítima, atualmente comandada pela Marinha do Brasil.