16 de Agosto, 2013 - 10:21 ( Brasília )

Operação “Felino 2013”


Teve início, em 12 de agosto, a Conferência Final de Planejamento (CFP) da Operação “Felino 2013”.  Até o dia 16, representantes dos Estados participantes reúnem-se no Departamento Esportivo Piraquê, no Clube Naval, Rio de Janeiro, para tomar as decisões necessárias para a realização da “Felino 2013”, que acontecerá em Itaóca, no Espírito Santo, de 12 a 26 de setembro.
 
Durante a CFP, será elaborada uma proposta do acordo técnico que regulamenta os termos do apoio que a Nação Hospedeira (NH) prestará aos Estados participantes até o término do Exercício. 
 
A Operação “Felino 2013”, este ano, é coordenada pela Marinha do Brasil, por intermédio da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), e contará com a participação de militares das Forças Armadas de sete países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
 
O objetivo da operação é realizar exercícios voltados para uma Força-Tarefa que aprimorem a interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados membros da CPLP, visando o emprego em Operações de Paz e de Assistência Humanitária, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).