09 de Agosto, 2013 - 12:26 ( Brasília )

Comando do 6º Distrito Naval participa da Operação “Simultânea”


 

O Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), Localizado em Ladário, Mato Grosso do Sul participou, nos dias 20 e 21 de julho, da Operação “Simultânea”, realizada em conjunto com os Órgãos de Segurança Pública.

A Operação foi realizada em preparação à Jornada Mundial da Juventude e teve como objetivo proporcionar o aumento na sensação de segurança da população, bem como de coibir ou prevenir o cometimento de crimes transfronteiriços, por meio de ações de blitz, barreiras policiais, abordagens, patrulhamento, fiscalização aduaneira e fiscalização da situação de imigrantes.

O Com6ºDN realizou o controle fluvial do Canal Tamengo, com os meios da Capitania Fluvial do Pantanal e do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, contribuindo assim para Operação “Simultânea” na cidade de Corumbá (MS), região de fronteira com a Bolívia.

Durante a Operação, 37 militares do Com6ºDN participaram ativamente, realizando inspeções, patrulhas e fiscalizações no Rio Paraguai. Durante as ações, 187 pessoas foram abordadas e 32 embarcações vistoriadas, dentre as quais, uma foi notificada.

A participação da Marinha do Brasil na Operação “Simultânea” permitiu elevar o nível de prontidão e de adestramento dos militares no planejamento e na execução de operações de combate a delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira.