07 de Agosto, 2013 - 11:18 ( Brasília )

Primeiro dia do Estágio de Preparação para Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito 2013


Teve inicio no dia 8 de julho, no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), o Estágio de Preparação para Assessores de Imprensa em Áreas de Conflito. O Estágio conta com a participação de jornalistas e profissionais de diversos veículos de comunicação e militares da área de comunicação social, visando a preparação desses profissionais por intermédio de aulas práticas e teóricas ao longo desta semana.
 
No primeiro dia, os estagiários foram recebidos pelo Comandante do CCOPAB, Coronel Luiz Fernando Estorilho Baganha que realizou a abertura oficial e apresentou as atividades desenvolvidas pelo Centro. Em seguida, o Tenente Coronel Negreiros abordou sobre o tema “Brasil em Operações de Paz”. Após, o Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx), General de Divisão Carlos Alberto Neiva Barcellos, apresentou o trabalho realizado pelo Centro e divulgou os meios de comunicação do Exército.
 
No período da tarde, o Jornalista Alexandre Garcia tratou sobre sua experiência em conflitos armados e contou as suas vivências nestas situações. Na sequencia, o Capitão-de-Corveta Fuzileiro Naval Werner falou sobre “Regras de Engajamento” e o Tenente Coronel Moleta sobre “Comunicação e Negociação.”
 
Encerrando o primeiro dia foi realizada uma pré-estréia da exposição “Missões de Paz”, que retrata as atividades desenvolvidas pelo CCOPAB por intermédio de painéis fotográficos, e na sequência foi feita uma visita guiada pela Exposição “Rondon, O Marechal da Paz”. Posteriormente, foi apresentado o Conjunto Som da Paz, big band, composta por integrantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Bombeiro e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.