01 de Agosto, 2013 - 12:18 ( Brasília )

Marinha do Brasil realiza Operação Conjunta com ICMBio


A Marinha do Brasil realizou uma operação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no dia 24 de junho, na região da Reserva Extrativista do Batoque e do Canto Verde, litoral dos municípios de Aquiraz e Beberibe, respectivamente, cerca de 30 milhas náuticas de Fortaleza (CE). 
 
Na ocasião, a bordo da Lancha-Patrulha “Pargo” da Capitania dos Portos do Ceará, embarcaram inspetores navais desta Capitania e fiscais do ICMBio. Durante a ação, nove embarcações que estavam com documentação irregular foram notificadas e uma embarcação com 200 Kg de lagostas capturadas de forma irregular foi apreendida. A operação teve o com apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) da Polícia Militar do Ceará.
 
O propósito da operação foi a fiscalização dos pontos de pesca predatória e a localização de embarcações que estejam fora das exigências contidas na legislação do ICMBio referente à pesca nas áreas marítimas das Reservas Extrativistas (RESEX) e nas Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).
 
A operação foi realizada com êxito e contribuiu para estreitar laços de amizade e incrementar a interoperabilidade com o ICMBio, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Batalhão de Polícia Militar e Ambiental do Ceará, visando a continuação de futuras operações conjuntas em todo o litoral do Estado do Ceará.