22 de Julho, 2013 - 09:40 ( Brasília )

CMOPM recebe Oficiais e Praças para compor o 6º Contingente do Estado-Maior da FTM-UNIFIL


Nos dias 17 e 18 de junho, o Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOPM) recebeu, em suas instalações, os Oficiais e Praças designados para compor o 6º Contingente do Estado-Maior da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), com a missão de ministrar um adestramento de “Suporte Básico de Vida no Trauma (SBVT)” e técnicas de imobilização e transporte de feridos.

Criada pela Resolução nº 1.701/2006 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em atendimento à solicitação do Governo Libanês, a UNIFIL foi estabelecida para confirmar a retirada das Forças Israelenses do sul do Líbano, devolver a paz e a segurança internacional e assistir o Governo Libanês na retomada da sua autoridade na região. Em 15 de fevereiro de 2011, o Brasil assumiu o Comando da FTM-UNIFIL, pela primeira vez a cargo de um país não-membro da OTAN.

A realização de adestramentos em saúde pré-hospitalar visa à transmissão de conhecimentos técnicos, protocolos e procedimentos que podem representar o salvamento de vidas e/ou a minimização de sequelas que acometem militares severa ou moderadamente lesionados.

Ao concluírem o adestramento ministrado pelo CMOPM, os integrantes do Estado Maior da FTM-UNIFIL adquiriram conhecimentos que representam uma importante contribuição para a segurança do pessoal e, consequentemente, para o sucesso da missão.