Marinha recebe Viaturas Blindadas Especiais modernizadas

No dia 14 de junho, no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN),  localizado no Rio de Janeiro,o Comando do Material de Fuzileiros Navais entregou à Força de Fuzileiros da Esquadra sete Viaturas Blindadas Especiais Sobre Lagartas “M113MB1” que foram modernizadas no Brasil. As viaturas conferem elevada mobilidade aos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, além de proverem proteção por meio de sua blindagem.
 

Decisivas nos processos de pacificação de comunidades do Rio de Janeiro, como o Complexo do Alemão e a Rocinha, as Viaturas “M113MB1” estão prontas para serem empregadas em apoio às operações expedicionárias – vocação do Corpo de Fuzileiros Navais – como também, nos momento onde é necessária a demonstração de força e dissuasão, a exemplo da Segurança da Conferência Rio +20.
 

Os sete blindados fazem parte de um primeiro lote de 30 Viaturas Blindadas Especiais Sobre Lagartas “M113MB1” que estão sendo modernizadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais, utilizando tecnologia israelense. O projeto de modernização inclui uma nova configuração de seus sistemas, a partir da substituição dos antigos componentes por outros mais modernos, eletrônicos e automatizados, com tecnologia de ponta. O relevante incremento em seus índices de desempenho, aferidos durante os testes realizados no Centro de Avaliação do Exército Brasileiro, capacitará o “M113MB1” modernizado a cumprir suas tarefas em melhores condições de emprego. A viatura-protótipo foi montada e testada pela empresa “Israel Military Industries” (IMI), em Israel, e a viatura-piloto, quase que simultaneamente, foi modernizada nas instalações do CTecCFN.
 

A entrega técnica prosseguirá pelos próximos meses, lote por lote, até ser concluída em julho de 2014, quando o Corpo de Fuzileiros Navais contará com todas as suas Viaturas Blindadas “M113MB1” operacionais, em condições de pleno emprego pelas próximas duas décadas. A sua execução está sendo desenvolvida nas instalações do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, por uma equipe composta de técnicos da empresa israelense, militares do CTecCFN e do Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais e prevê a transferência de tecnologia para a Marinha do Brasil. O processo de modernização também proporciona aos militares da Marinha um grande ganho de conhecimento e experiência, principalmente nos assuntos relacionados à soldagem, manutenção e mecânica.
 

Após a cerimônia, os presentes visitaram o mostruário exposto, participaram do deslocamento embarcado e assistiram a uma demonstração das Viaturas Blindadas “M113MB1”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter